Jovens da Guarda Mirim começam estagiar na prefeitura

Secretário de Administração, Newton Yasuo Furucho, recepciona aprendizes da Guarda Mirim

Dez jovens da Associação Guarda Mirim Municipal de Piracicaba selecionados para participar do programa sócio-educativo profissional nas dependências da Prefeitura do Município de Piracicaba foram recepcionados nesta segunda-feira (12) pelo Secretário de Administração, Newton Yasuo Furucho. Esses jovens realizarão estágio na Secretaria de Obras, na Secretaria de Governo, no Núcleo de Apoio Administrativo (NAA), no Centro de Comunicação e no Protocolo.

De acordo com Ariane Zem, psicóloga da Associação, os dez jovens foram selecionados em uma classe de 70 alunos do Centro de Educação Profissional (CEP) da Guarda Mirim. Todos os alunos quiseram participar da seleção. Para Ariane, o grande interesse dos jovens não se deve apenas ao ganho de experiência profissional, mas ao fato de trabalhar diretamente na prefeitura, devido à representatividade do Centro Cívico perante à sociedade.

Para Helga de Souza Rentero, assistente social da Guarda Mirim, o convênio firmado entre a Prefeitura e a Associação, que tem amparo na Lei Federal nº 10.097 (mais conhecida como a Lei do Aprendiz), é muito importante, pois abre oportunidade para os jovens entrarem no mercado de trabalho. O contrato de aprendizagem de cada jovem, que é o contrato de trabalho especial, tem vigência de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.

Rafaela Silva – Mtb: 48.363/SP