Secretaria Municipal de Administração

Pesquisar
SEMPEM

Serviço Municipal de Perícias Médicas – SEMPEM


O prefeito Barjas Negri, instituiu em novembro/2005, o Serviço Municipal de Perícia Médica - SEMPEM - junto à Secretaria Municipal de Administração, com a finalidade de instituir estas atividades – pericias médicas – regularizando uma situação pendente há mais de 30 anos no município para regular a frequência dos servidores, visando controlar o absenteísmo e as aposentadorias por invalidez.

Após a criação deste serviço pericial, paradoxalmente o número de afastamentos dos servidores, gerados por problemas de saúde, foi reduzido pela metade em pouco mais de um ano, e desde a implementação do SEMPEM, continua superando expectativas.

Sob coordenação do Perito Médico Interlocutor do SEMPEM, Dr. Rubens Cenci Motta, também foi criado e estruturado o Programa de Readaptação Profissional (PRP). Este programa visa especificamente a Reabilitação Profissional dos servidores já ativo que por motivos de saúde, venham a apresentar uma restrição física ou mental que não pode ser resolvida apenas com trabalho adaptado ou restrito. Também esta voltado para todo aquele Servidor que, do ponto de vista médico e/ou médico-ocupacional, requeira uma intervenção visando a manutenção da plenitude dos elementos que compõe a conceituação genérica da INCLUSÃO SOCIAL, especialmente aos relacionados para garantir a inserção de todo e qualquer indivíduo com possibilidades de expressão de suas capacidades nos sistemas de trabalho produtivo.

As repercussões destes trabalhos culminaram com reconhecimento em nível nacional, com a obtenção do 1º Lugar no Prêmio Reabilitação Profissional da Organização Iberoamericana de Saúde e Seguridade Social e Centro Brasileiro de Saúde e Segurança no ano de 2.009. O programa também se tornou referência para uma Universidade que, com suas bases, formulou um curso de Pós-graduação reconhecido pelo MEC, para profissionais de Nível Superior, em Reabilitação Profissional.

De tudo isso, associado a experiência do Interlocutor do SEMPEM, agora em Junho de 2.011, por meio da renomada editora LTr foi publicado o livro “Crônicas em Perícias Médicas, Dort & Reabilitação Profissional”, de autoria do Professor Rubens Cenci Motta, que contou com o apoio da equipe de profissionais do SEMPEM como co-autores no capítulo de Reabilitação/Readaptação Profissional.

 

Rua Antonio Correa Barbosa, 1600 – Chácara Nazareth

Horário de Funcionamento: das 07h30 às 16h30.

 

Interlocutor do SEMPEM: Dr. Rubens Cenci Motta

E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.


Diretor do Departamento: Edenise Aparecida Giusti

E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

Tel.: (19) 3433-0383 / 3422-6787

 

Pesquisar
 


voltar